A TPA PROTEGIA-NOS DO LIXO DO MUNDO

Como Angolano que sou, cresci a ver Tpa como todo mundo, sendo que muitas vezes critiquei os aspectos da sua programação não ser tão apreciável ou seja os filmes de quando eu tinha 5 anos, eram bons pois também eram novidade para mim, mas depois que fui crescendo vi que eles eram muito repetitivos. No que diz respeito aos desenhos animados, o Búmbu, o Rambo, o He Man, aqueles bonecos cambutas com chapéus bicudos, os estrunfes, aqueles bonecos do corpo humano das células e etc., fizeram parte da minha infância.

Eu digo mesmo que a programação da Tpa depois dos meus 15 anos não era nada agradável, mas hoje eu digo que aquilo de alguma forma era para o nosso bem e que parte dos problemas da nossa sociedade começaram a partir do momento em que as pessoas deixaram de ver Tpa. No meu ponto de vista o conteúdo dos programas eram muito bem seleccionados de formas a passar informação realmente educativa. Os programas eram antigos, com certeza, mais tinham um conteúdo limpo.

A Televisão nos protegia da podridão do mundo global e nós éramos felizes e não sabíamos. A instalação das antenas parabólicas na cidade e anos depois o acesso fácil as pequenas antenas da Dstv, vieram desestabilizar a nossa sociedade.

Eu não quero dizer que deveríamos ter ficado alheio aos assuntos do mundo, mas poderia ser de uma forma protegida como era antigamente e não ser despejados com o lixo do mundo, que é o que acontece actualmente.

A sociedade não estava totalmente preparada para receber esse tipo de informação, como consequência absorveu mal os preceitos e perderam-se os poucos princípios que haviam.

A Tpa havia implantado a serie “Malhação” à sua grelha de programação em meados de 2006 ou 2007, facto que foi contestado (foi retirada) por muita gente e com razão pois não transmitia bons ideias a uma sociedade despreparada, sendo que tal novela, motivava o sexo na adolescência e outros elementos pejorativos, que foram incutidos pela juventude, fruto de princípios e comportamentos totalmente diferentes aos nossos. A novela continha alguns aspectos positivos, mas a má preparação da sociedade e da juventude foi totalmente afectada.

Existem e sempre existiram novelas brasileiras e mexicanas na grelha de transmissão da Tpa, mas os seus conteúdos eram bem examinados, para que pudessem ser transmitidas para os espectadores da cadeia nacional de televisão.

Redes de televisão como a globo e outras, possuem um elemento extremamente manipulativo, que dita as regras comportamentais das pessoas sem mesmo elas se darem conta que estão a ser manipuladas. Com isso eles induzem pessoas a aderir a preceitos por eles defendidos, produtos de clientes seus que com altos contratos, recorrem a tais cadeias de televisão pois detêm o conhecimento de que eles possuem o poder sobre as massas e etc. Sendo que quando as novas tendências de moda feminina são fruto das novelas brasileiras, algumas músicas internacionais e brasileiras viram moda em Angola por causa exactamente das novelas e uma serie de outros factores.

Existem países como cuba, china, korea e outros que controlam os conteúdos de informação do seu país, eu não os culpo totalmente, pois o lixo do mundo tem um efeito modificador na vida humana. No médio oriente também é pecado cair em tentações nos modos de vida do ocidente.

Hoje em dia muitos dos jovens seguem cegamente as tendências dos americanos e etc., as músicas e vídeo clipes são fortes elementos de inspiração para muitos. Muitos ouvem músicas e decoram-nas sem mesmo saber os seus reais significados, pois muitos falam mal o português e o inglês é mesmo do yes e do no.

Fruto dessa dita globalização e da má preparação de alguns ou muitos dos elementos da sociedade, só se consome a música passada nos canais de difusão musical da parabólica, Trace TV, Channel O, Mtv, que se formos a ver nesses últimos tempos passa sempre as mesmas pessoas, os mesmos artistas vezes sem conta, Drake, 50 Cent, Lil Wayne, Lady Gaga, Beyonce, Kanye West, Rihanna, Justin e Timberland, Kate Perry, Black Eyed Peas e outros. Os conteúdos das músicas por eles cantadas, não ensina nada a ninguém, falam de drogas, dinheiro, mulheres, discotecas e etc., coisas de um mundo que não é real e não tem nada haver como o nosso  mundo. As pessoas são obrigadas a gostar dessas músicas porque a média quer que isso aconteça, eles irão passar vezes sem conta até que fique na boca do povo, sendo que ultimamente fizeram mais um escravo da indústria o jovem Justin Bieber, para cativar as massas mais jovens.

E com tudo isso a entrar, quase nada sai, pois o nacional não da valor ao próprio nacional, querendo compara-los aos ditos modelos do mundo. Se dermos conta, hoje em dia a juventude só aprendeu a gostar daquilo que passa na televisão o rap americano e outras coisas, sendo que ficou para traz a abertura de outros estilos da música mundial e outros cantores do um mundo musical, porque só conhecem o Jay Z.

Os músicos nacionais sentindo-se desvalorizados, esforçam-se para se parecer o máximo com esses ditos modelos e por isso caem sempre no ridículo, pois perdem a originalidade e nunca vão se conseguir igualar os mesmos e perdem o respeito dos fãs como é o caso do Cage 1 e outros.

Quem me dera ser ignorante e não ter a capacidade de escrever cenas como esta que vos escrevo, pois acho que seria mais feliz se não conhecesse o lixo do mundo, pois para hoje ter a capacidade de vos escrever já estive no lugar em que muitos estão e provavelmente ainda estejam, mas conheço o outro lado e sei que a visão esta de tal forma distorcida que nem nos damos conta.

Analisem este texto e cheguem a uma conclusão, não tem de ser exactamente igual a minha, pois têm todo o direito de me chamar de maluco, mas saibam que eu tenho uma parcela de razão feliz ou infelizmente.

Kelly Stress

9 Respostas to “A TPA PROTEGIA-NOS DO LIXO DO MUNDO”

  1. yellowboy Says:

    tas de parabens brother kelly concordo plenamente contigo!actualmente vivo na tuga mas o tipo de infancia que tiveste em engola eu tb tive la.eu bem me lembro que um gajo tinha que esperar que a TPA abri-se as 3h da tarde,e a informação que nos era dada é totalmente diferente com a de hoje isso resume-se uma so coisa(GLOBALIZAÇÃO).
    baraço-

  2. ” Povo ignorante, facil a ser manipulado” Chez Guevara.

  3. The Boss Says:

    JA que tocaste no tema… Acredito que es do meu tmpo 90… POdias fazer um post”Recordar é Viver” tpo postar os animes da nossa epoca… bumbo, devon, etc.. mas aqueles pops k bateram nakele tmpo

  4. rosa salvage Says:

    da minha parte eu adorei muito k.s.p…… mais acho k não deverias criticar akeles k gostam de musica americana pois acho k é uma simples escolha, um simples gosto, mesmo asim achei muito boa a tua analice sobre a nossa t.v pois ela ñ fornece hj em dia coisas de muito agrado para a população … daí k a opção da grande parte da juventude seja a t.v estrangeira…..sem mais ,o grande abraço

  5. Estive aqui e adorei o blog, mas tambem o que escreva. Vou continuar a segui-lo poi é lendo o que os outros escrevem que me faz um ser com conhecimento. Conheça os meus, tem muita coisa, internacional, Angola e alguns poemas de minha autoria. Vá para:

    http://www.congulolundo.blogspot.com
    http://www.queriaserselvagem.blogspot.com

    Um abração e deseijo tudo de bom

  6. Primeiro quero dizer que concordo com os primeiros comentarios de que os programas e filmes na TPA no passado eram mais educativos. Mas se perguntares a um europeu ele vai dizer que nas TVs deles no passado os programas eram mais educativos.
    Nao se trata de lixo que estava la ha muito tempo que veio para ca. O problema e que com a virada do seculo e com a globalizacao muito lixo surgiu, mas tambem desculpa la a globalizacao nao e ma de toda. Veja so se nao houvesse globalizacao voce nem criarias uma pagina web com acesso mundial, e com muito pessoal a aconpanhar, nem terias telemovel se calhar, nem serias o famoso KSP.
    Serias um ignorante como disseste.
    Por isso no meu ver a globalizacao tem pontos positivos e negativos.
    Para quem gosta de ler recomendo vivamente o livro:
    “O Mundo é Plano” de Thomas Friedman.
    Ele fala de como a globalizacao ajudou os EUA e muitos outros paises subir, e de como esta mesma globalizacao facilita o trabalho dos terroristas.
    Por isso Kelly tu tens razao num ponto mas esqueceste outro….

  7. Agora se me permite acrescentar,
    A TPA nao nos protegia contra o lixo do mundo.
    O que se passa e que a globalizacao envolveu angola, e agora ao inves de ver noticias locais tu tens possibilidade de ver de todo o mundo com mais facilidade.
    Eu ja estive em Portugal por muito tempo e o pessoal la diz que antigamente tinham progamas mais limpos na TV, so que agora tudo gira em torno de sexo, drogas, dilinquencias e o resto.

  8. Katiana Says:

    Gostei do teu blog. Parabéns

  9. Bom, os bonecos pequenos com chapeu picudo a que te referes se chamavam, “Gnomos”.

    Mas para dizer a verdade nao estou muito de acordo quande dizes que nao estavamos preparados para receber o que a globalizacao disponibliza.

    Os vicios e porblemas da nossa juventude ja existiam antes de comecarmos a ver televisao satelital ou por cabo, porque antes de isso a juventude (adolescentes) so tinha dois opcoes para recreacao: Sexo e Martonas musicais organizadas pelos políticos para que os jovens trocassem por um tempo os seus problemas pelo alcool e consequentemente sexo.

    Por tanto, nao que a televisao global e/ou a internet minaram as mentes dos nossos jovens.

    Acho que nao devemos buscar culpados la fora, quando o nosso problema é interno.

Deixe uma Resposta

