Exemplo “Crónica”

Exemplo “Crónica”

Exemplo tem o simples significado daquilo que deve ser imitado ou copiado, algo que os país passam para os filhos, os professores para alunos, os irmãos mais velhos para os menores e não só, os governantes para a população. O exemplo é algo muito importante, pois se te virem fazer hoje, corres o risco de seres copiado ou imitado e caso tal acto seja negativo, que moral terá um indivíduo, para chamar atenção à outrem? Ao menos que invoque a teoria “faz o que eu digo e não o que eu faço”, mas será que resulta? Eu acho que não, pois principalmente para os jovens que se guiam por modelos em determinada sociedade, o exemplo de vida, de comportamentos e etc., é algo que se leva muito em conta, pois as pessoas tendem por vezes em se inspirar noutras pessoas que estas consideram como modelos, ou em outras palavras exemplares.

Um exemplo pode partir também de um ideal, pautado por linhas de pensamento, no qual algumas pessoas optam por seguir ou não. Já havia escrito uma vez que na sociedade angolana não existem casais modelo, ou de certa forma exemplares, pois no meu ponto de vista os comportamentos são muito retrógrados. Mas onde é que eu quero chegar, já há muito se sabe que a divisão das riquezas no nosso país não é feita de uma maneira equitativa, pois existe a política do enriquecimento próprio sem se preocupar com o crescimento social e não só. Toda acção tem uma reacção, tais acções levam a pensar que condutas ilícitas sejam a solução, pois esse é o exemplo passado e para mente mais fraca essa será o exemplo a seguir, sendo que mesmo as mentes fortes possuem um limite.

Muito recentemente os cofres do estado foram arrombados, muita gente envolvida, muitos jovens envolvidos, mas agora quem tem culpa? A má gestão da coisa pública, fez com que as pessoas acreditassem que a má gestão fosse a melhor gestão, pois se eles fazem, porquê que não podemos nós? Fruto da expressão “isso é Angola” muitos roubam o que podem, na primeira ocasião que lhes seja concedida, pois foi o exemplo que nos foi passado, foi assim que  se aprendeu, mas eu pergunto agora quem tem culpa, cresceu-se a se ver fazer, chegou um certo ponto que virou a coisa certa e isso porquê, porque se seguiu o exemplo de alguém, sendo que o aluno irá sempre superar o mestre, o que torna as coisas ainda mais perigosas.

Por isso digo façam a vossa parte, dêem o vosso exemplo, pois somos o espelho para muitos, e as más acções de hoje virão numa proporção maior por parte daqueles que nos têm como espelho, por isso faz diferente, da o teu exemplo.

ksp

Anúncios

3 Respostas to “Exemplo “Crónica””

  1. Parabens grande artigo nota 10 suprendeste me mto.well done.bjo

  2. Quero uma crônica pequena e lega……. é pra amanhâ!!!

  3. Quero uma crônica loka ..e a piada do dia…
    Bjs..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: