A CARTA PARA O MEU NETO “CRÔNICA”

kelly stress pro - faces

Meu querido neto, no dia que leres esta carta, talvez eu já não esteja no mundo dos vivos, julgo que os teus pais te irão conceder todo amor carinho e conforto que eu lhes pude dar rezando que seja sempre numa proporção igual ou maior. Meu neto, o teu pai já deve ter te falado sobre mim, mas eu quero que tu conheças melhor ainda, por isso vou te falar da minha vida, de modo a que tu valorizes ao máximo a tua.

O teu avo nasceu nos anos 80, mas a verdadeira história de vida começa a partir dos anos 2000 em diante, pois nessa altura eu já era adulto, e via como a vida realmente era, foi em Luanda onde sempre vivi no município da maianga, onde só a vizinhança já era um viveiro de experiências com muita amizade, muita intriga, muita inveja a mistura, mas la conheci muito boa gente, mas aprendi a respeitar todos, pois a pessoas são sempre necessárias, sendo que uma lição da vida é de nunca desprezar ninguém pois um dia precisaras desta pessoa.

Meu neto, a vida é uma estrada, mas a vida em Angola foi uma estrada com muitos buracos, pois no meu tempo faltam muitas coisas, quase tudo é dificuldade, mas mesmo assim pensar em ti me da forças para continuar firme nessa longa estrada da vida, mas acredita que não é fácil.

Nesse tempo o governo divide mal as riquezas, não dá oportunidade para os jovens, desviam os fundos públicos, não se promove o desenvolvimento social, fazendo com que a sociedade desse tempo vá de mal a pior. Mas por ti eu sou capaz de tudo para garantir que vivas numa geração estável. Todos os elementos que eu te descrevi anteriormente desencadeiam-se em outras situações de alta dependência da população, como exemplo o aumento da prostituição, o mercado negro, os negócios ilícitos e etc., pois o governantes desta época dizem que os jovens não estão preparados para gerir o país, mas na verdade eles não estão preocupados com o povo mas sim com os seus próprios bolsos, muitos deles haviam estudado no leste da Europa a partir de bolsas do estado, muitos tinham as mentes abertas e horizontes muito bem expandidos, mas o vicio mental da má gestão publica já vinha desde muito antes do meu tempo, por mais que se quisesse mudar tinha-se de se respeitar o sistema, e o sistema tem regras, por isso ou acompanhas ou estas fora.

Nesse tempo não se valorizavam os quadros nacionais, só os estrangeiros, pois não sei porque mas o povo angolano tem uma personalidade que necessita de ser estudada pois é extremamente complicada. Os quadros eram de tal forma desvalorizados que, muitos nesse tempo chegaram a conclusão que estudar não era a solução, ou que estudar é mero complemento para alcançar determinado objectivo, nesse tempo não há industrias portanto quase todo mundo estuda para sentar no escritório, sendo que não há mais espaços e os doutores já não trabalham nas suas respectivas áreas. Com a sociedade muita atrasada as profissões criativas não têm o reconhecimento necessário. O acesso a tecnologia é muito limitado, mas essa é uma das minhas lutas, pois eu trabalho com tecnologias de informação, na sua vertente mais virtual, pois sei que o teu pai te disse e te informou pois esse é um dos negócios da família, e tu tens a responsabilidade tal como o teu pai de cuidar bem dele. Nesse tempo eu sou conhecido por varias pessoas, como Dr., o editor, o webmaster e outras coisas nesse tempo eu gosto de ser chamado pela alcunha de Kelly Stress, nome por qual a maioria das pessoas me conhece, tal como o teu pai tu terás como obrigação manter o prestígio deste nome para que o meu contributo para este país não tenha sido em vão e se o teu pai bem te ensinou vais ter continuar o bom nome do teu avo por via dos alicerces por mim criados com os quais criei o teu pai e espero que ele também consiga te criar.

Meu neto, quero que aprendas a ser forte como eu fui, acredita nas tuas convicções, nos teus objectivos, escuta as críticas, não cedas a pressões, acredita na mudança como eu acreditei, aproveita as oportunidades da vida, sê criativo, não confies no homem igual, respeita a tua família, nunca ponhas mulher como prioridade, não te metas na política, luta pelo que é teu, mantêm o teu bom nome, respeita os outros, não idolatres o dinheiro, pensa no futuro dos teus filhos, luta por uma Angola melhor, porque se tu não o fizeres ninguém fará por ti e lembra-te de que tudo que eu fiz na minha vida foi pensando em ti, por isso faz o mesmo que eu e verás que mudarás o mundo.

K.S.P

3 Respostas to “A CARTA PARA O MEU NETO “CRÔNICA””

  1. bro a cronika ta muito forte, continua a mandar mais cronicas destas.

    Uma ideia, porque nao escreves uma todas as semanas e postas aqui, facebook, hi5 em todos mambos do genero que tiveres. Esta muito forte.

  2. MI KUIUOU BUÉ LER ISSO
    XD

  3. ganda cronika

Deixe uma Resposta

