Messi bate Cristiano Ronaldo e ganha a Bola de Ouro

lionel messi

O argentino Lionel Messi venceu hoje a Bola de Ouro, prémio atribuído anualmente pela revista France Football ao melhor futebolista mundial.

Quase todos os 96 membros do júri votaram no avançado do Barcelona, que reuniu 473 em 480 votos possíveis. Apesar de um Outono menos fulgurante do que o início do ano, o júri premiou o papel decisivo que Messi desempenhou no sucesso do “Barça” na temporada transacta: vitória na Liga espanhola, Taça do Rei e, principalmente, Liga dos Campeões, em que foi o melhor marcador (com nove golos em 12 jogos).

Depois de ter sido segundo neste prémio em 2008 atrás de Cristiano Ronaldo, e terceiro em 2007, o avançado do Barcelona conquista o troféu pela primeira vez e é o primeiro a vencer o troféu como argentino, já que, desde 1956 (ano em que começou a ser atribuído), Alfredo di Stéfano e Omar Sivori, argentinos de nascença, tinham, respectivamente, nacionalidade espanhola e italiana quando receberam o prémio.

Só a partir de 1995 é que a France Football passou a considerar elegíveis para o prémio jogadores não europeus, desde que jogassem em clubes do Velho Continente (Weah, avançado liberiano do Milan, conquistou o prémio em 1995), alargando esse critério a partir de 2007 para todos os jogadores, de todos os campeonatos. Entre 1956 e 1994 apenas jogadores europeus de clubes europeus é que podiam receber o troféu.

Messi, de 22 anos, era o grande favorito à conquista do prémio deste ano, essencialmente pelo que fez ao serviço do Barcelona, que, em 2009, conquistou a liga espanhola, a Taça do Rei, a Liga dos Campeões (onde foi o melhor marcador) e a Supertaça Europeia, para além de ter contribuído para o problemático apuramento da Argentina para o Mundial 2010. O Barcelona foi, aliás, o clube com mais jogadores (seis) na lista dos 30 mais votados pelo painel da revista francesa: Xavi Hernandez (que foi o terceiro mais votado), Zlatan Ibrahimovic, Andrés Iniesta, Thierry Henry (15.º) e Yaya Touré (28.º). E ainda têm Samuel Eto’o, que se transferiu no início da época para o Inter de Milão.

Platini recordista
Pela temporada que teve, este deve ser um ano em que Messi deverá arrecadar todos os principais prémios, como o de melhor jogador do ano da FIFA, que será atribuído a 21 de Dezembro. Em Outubro passado já o avançado argentino havia-se mostrado agradado perante a possibilidade de receber o prémio da France Football: “Gostava muito que a Bola de Ouro calhasse a mim este ano, mas qualquer jogador do Barcelona a merecia”.

Já Ronaldo, único português da lista dos 30 mais votados, não conseguiu repetir o feito de 2008, perdendo a oportunidade de imitar o holandês Marco Van Basten (1988 e 1989), o último futebolista a conquistar o troféu pela última vez em dois anos consecutivos — em troféus seguidos, Michel Platini continua a deter o recorde de três, 1983, 1984 e 1985.

Uma grande baixa nesta votação em relação à do ano passado foi a do espanhol Fernando Torres, avançado do Liverpool, que, depois do terceiro lugar no ano passado, fruto da conquista do Euro 2008 por parte da Espanha, ficou-se pelo 11.º posto.

A votação
1.º Lionel Andrès Messi (Argentina/FC Barcelona) 473 pts
2.º Cristiano Ronaldo (Portugal/Manchester United e Real Madrid) 233
3.º Xavi (Espanha/FC Barcelona) 170
4.º Iniesta (Espanha/FC Barcelona) 149
5.º Samuel Eto’o (Camarões/FC Barcelona e Inter Milan) 75
6.º Kaka (Brasil/Milan e Real Madrid) 58
7.º Zlatan Ibrahimovic (Suécia/Inter Milan e FC Barcelona) 50
8.º Wayne Rooney (Inglaterra/Manchester United) 35
9.º Didier Drogba (Costa do Marfim/Chelsea) 33
10.º Steven Gerrard (Inglaterra/Liverpool FC) 32

Fonte: http://desporto.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1412095

Anúncios

Uma resposta to “Messi bate Cristiano Ronaldo e ganha a Bola de Ouro”

  1. chinho lamba Says:

    eu sempre disse que o messi e melhor que o c.ronaldo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: