O Sistema

angola_tribes_1970

Mais uma vez caros leitores, venho até vós, declarar o meu agradecimento, pelo facto de puder contar com pessoas como vocês, que partilham, analisam, concordam e discordam com os meus pontos de vista, pois sei que as ideias não podem sempre ser uniformes. Há um facto que eu gostaria de elucidar, e é bom que tomem nota “70% das pessoas que deixam os seus comentários nos meus artigos, vive fora de Luanda”, isto é um facto. Quero que saibam que tudo o que faço é simplesmente transmitir o sentimento de mais 5 milhões de Cidadãos que partilham os mesmos pensamentos, mas que há muito deixaram de lutar, pois como todos dizem “essa merda esta fodida”. Não pensem por um segundo que tudo aquilo que exprimo, nas entrelinhas deste e outros artigos, sejam ideias de um só cérebro… enganam-se, eu simplesmente transmito as sensibilidades da forma mais sucinta possível.

Alguém me disse hoje que, todos os jovens na idade estudantil, na fase Universitária, tem uma escolha à mais além do curso que eventualmente seguiram que é entre: Unir-se ao sistema ou Lutar contra ele. Todos saem já treinados para ser corrompidos e corromper, para poder alcançar os seus fins imediatos, o objectivo é só um tirar o que é de todos para benefício próprio e nada mais. Estar contra o sistema, é algo complicado, pois isso implica uma mudança total de carácter, e implicará que vós sejais um exímio jogador, na arte da falsidade, tempo o suficiente até que deixes de saber quem realmente és, ou vivas o suficiente até ao desmoronamento do sistema.

O que é o sistema? Bem o sistema é…., vós sabeis. Ele trouxe alguns benefícios, mas os malefícios são maiores, pois haveremos de herdar dívidas, imoralidades, desgraças sei la. Mas como a esperança será sempre a última a morrer, ainda existem mentes capazes de reverter ta situação dentro e fora do sistema, mas não se podem fazer sentir pois ainda é bastante cedo para isso.

E que paga um preço alto por isso? Será toda a sociedade? Serão os mais abonados? Será a classe média? Serão os menos desfavorecidos? No meu ponto de vista é a classe média que sempre lutou e continua a mudar para a mudança, pois os pobres já estão habituados a sofrer, por isso vão se aguentando, os abonados, podem sempre se safar, mas o centro sofre pois luta pela mudança, e paga as consequências inerentes ao processo.

Mas chega de falar de coisas negativas, falemos de mudança. Há elementos que não vão perceber porcaria nenhuma daquilo que estou a escrever, coitados não têm culpa, mas tu aí que tens uma melhor capacidades intelectual, expressa o teu ponto de vista, exprime os teus ideias, faz parte da mudança, caso contrário serás mais um cúmplice do sistema, mas também se decidires te absteres ninguém te irá julgar, pois a escolha é livre.

Os mais afectados com isso, não poderão ter acesso a esse texto, pois não têm as condições necessárias, outros nãos estão nem aí, outros estão mais distraídos com o álcool pois, fruto do sistema ele virou o maior objecto de entretenimento, pois quantos mais neurónios forem destruídos, melhor pois não haverá ninguém para reclamar os seus devidos direitos. Mas vós que lestes até aqui fazei a tua parte, participe na diferença.

ksp

4 Respostas to “O Sistema”

  1. lil Rover Says:

    Bonito artigo como smpre, max não xtamos fora de Angola por livre e espontanea vontando, andamos pelas Europas, Americas e Asia apenas adquirindo certos conhecimentos cientificos e mto mais, que o MPLA nos tira pra poderem se perpetuar no poder. Havemos de voltar e dar um contributo significativo pro desenvolvimento de Angola.

  2. lil Rover Says:

    Chega uma altura na vida que devemos escolher apenas um caminho: O Bem ou o Mal. Um grande exemplo da nossa sociedade é o jurista e analista politico pseudo-Doctor João Pinto. Apareceu como um grande critico, agora hj é apenas mas um bajulador do regimo. Uma não critico ao além, pk não sei o que o futuro me reserva. Tnho uma grande vontade de mudar o rumo da historia angola + ao mxmo tmpo fico cm medo de compactuar cm o regime ditador, opressor e corrupto MPListico

  3. lil Rover Says:

    As feridas da Guerra de 30 anos ainda não sararão nas memorias do povo angolano. O regime”SISTEMA” controla TUDO e TODOS… Xtou amarrar fora da Banda por uma bolsa do regime e o 1º passo em falso que eu dar, me serão fechadas tdas as portas. Nós “Os BONS” vivemos um autentico DILEMA, já fomos comprados e vendidos mxmo antes do nosso nascimento. Mas um dia a Sol irá brilhar, a vida irá melhorar. Havemos de voltar

    Um abraço do teu fiel leitor

    Lil Rover The BosS

  4. Concordo com o lil rover
    mas a verdade é que não facil assim..
    falar é facil.
    E o sistema sabe como nos corromper bem,com prados,altos gargos no governo,casas no mussulo,viagens para fora.

    Imagina: eu vivo no sambila,a batalhar bué pra sustentar meus filhos,numa casa sem as mininas condiçoes.
    Entre fazer uma manifestação e correr o risco de ser morto e deixar os meus filhos orfãos,e receber uma casa no Nova Vida, e bom um emprego,em troca do meu silencio.
    O k axas que eu vou escolher???!
    Eu tenho pena de pensar assim,mas é a verdade e é o k metade dos jovens pensam.
    O sistema já nos corrompeu tão bem,ke não há mais espaço para esperança.
    Eu sinceramente já perdi,toda a minha.
    Prefiro ficar com esse sistema k já conheço,tenho medo da mudança.
    Fico admirada com as manifestações,e revoltas que lemos na história,pessoas muito corajosas,que lutaram tanto.
    A min parecem-me um sonho distante,algo que os angolanos nunka irão conseguir fazer
    Sinceramente já perdi a minha esperança em angola.

    =(

Deixe uma Resposta

