Doutor é aquele que tem Dinheiro não aquele que muito estudou

3221358-my_evening_view-luandaEste título, reflecte simplesmente a actual realidade da nossa sociedade, pois alguém me veio dizer o seguinte” O meu já me disse, Doutor é aquele que tem dinheiro e não aquele que estudou muito”, esta citação reflecte muita coisa, como pensam muitos dos mais velhos na nossa sociedade, principalmente aqueles que menos educação tiveram, e hoje pouco tem para passar aos seus filhos, e agora incutem nas mentes dos seus rebentos que o dinheiro passa por cima de tudo e todos.

É verdade meus amigos, as coisas agora estão assim, mas no meu ponto de vista isto deveu-se a maioria da nossa população ser analfabeta, mas mesmo um analfabeto tem educação, portanto é mesmo falta de educação, muitos estiveram habituados as facilidades, e muitos mesmo constituíram famílias com essas mesmas teorias, eu por exemplo tenho um parente que não teve uma escolaridade muito alta, mas mesmo assim fui educado de uma forma decente. Acho que a má educação de certos indivíduos da nossa sociedade, tem desencadeado certas atitudes pouco agradáveis, que são tidas como exemplo por jovens com mentes menos preparadas, que com o desenrolar do tempo torna-se uma conduta de um certo modo banalizada, fica normal aos olhos de muitos.

Acho que esse foi o problema com Angola, como consequência de todos esses podres da sociedade angolana foram se esquecendo muitos dos princípios morais que dão suporte a uma sociedade decente. Hoje em dia em Angola receber educação moral (a escolar também esta com falhas) é um privilégio, pois são poucas já as famílias tradicionais, ou seja onde se verifica por meio de um representante de uma família os princípios morais que abarcam dentro daquela casa, tornando cada uma daquelas pessoas preparadas para enfrentar a sociedade devidamente.

No meu ponto de vista, todas as condutas e comportamentos menos aceitáveis efectuadas por uma sociedade anterior ou seja superior aos 40 anos, vivida e desempenhada 40 anos atrás, estão a ser colhidas agora, nem tudo é mau tenho de dizer, pois muitos de nós fomos bem-educados, e muitos são os benefícios por nós vividos hoje que são graças aos nossos progenitores e etc., mas acho que os males vêm ao de cima neste momento.

Para muitos Doutor é aquele que tem dinheiro, pois na sociedade actual podes te matar em estudar e ir a busca da melhor formação possível, pois se não tiveres cunha, costas largas ou dinheiro não vais a lado nenhum e não és ninguém. Essa é a lei vigente no nosso país actualmente, algumas pessoas vão olhar para si, e vais dizer que eu sou: Licenciado, Pós Graduado, Mestre, Doutor, mas para maioria isso não é nada, mas se chegas e és filho do fulano ou sicrano, ou tens dinheiro, podes até nem saber ler nem escrever, mas podes crer que tens emprego garantido em qualquer lugar. Parece mentira mas é a mais pura verdade, em Angola quem tem dinheiro manda e como manda.

Mas agora pensem comigo, que tipo de exemplo será apreendido pelos jovens que ainda estão nos colégios a crescer, as crianças, que tipo de princípios irão eles seguir? Como poderá um jovem ouvir de mim “meu puto estuda, para seres alguémquando ele sabe que para ser alguém só precisa arranjar uma maneira de ter dinheiro. Surgindo assim outro problema, por não existirem fontes de rendimento para todos, muitos são os jovens que procuram o lucro fácil, vão roubar, vão vender drogas, e põe as suas vidas em perigo em busca do que para a sociedade é a fórmula do sucesso.

É possível mudar, cada um de nós, eu e tu que agora lês esta crónica, é responsável por esta sociedade, que só a nós pertence, por isso somos nos que temos de cuidar dela, podemos tentar organizar palestras de sensibilização, com muito esforço.

Precisamos resgatar os valores morais, pois o nosso futuro depende disso e se não formos nós mais ninguém fará por nós, a mudança já começou e eu e tu fizemos parte dela.

Ksp

3 Respostas to “Doutor é aquele que tem Dinheiro não aquele que muito estudou”

  1. lil Rover Says:

    Triste Realidade a nossa sociedade precisa de uma mudança dde mentalidade. Mas como não há fogueira 100 lenha, o problema parte da base: saúde, educação são as formulas pro desenvolvimento duma sociedade.

  2. Por estas e outras, mesmo tem terminado o curso superior nao me atrevo a voltar a Angola.
    Nosso país é cada vez mais um lugar mal frequentado, que nao recomendava nem ao meu pior
    inimigo!

  3. É verdade, essa não é a realidade apenas da Angola meus caros… No mundo todo as pessoas dão mais valor ao dinheiro do que a educação.

Deixe uma Resposta

